quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Como não ser um evangélico canalha




O pior que me ocorreu em toda minha vida foi me ter me tornado um neo evangélico. Mas como devemos tirar uma lição em tudo na vida, também digo que foi nesse tempo de freqüentador de igrejas instituição que mais acumulei conhecimento de como fazer e o que não se deve ser realizado. Eu sempre observei que muitos pensadores pelo mundo afora descreve o Cristianismo como uma prisão cultural, mental e social dos povos. Eu ainda acrescento  que o cristianismo dos homens também aprisiona a vontade do indivíduo, e o mantém sem progresso intelectual mesmo muitos conseguindo sucesso financeiro.
Não pense que de deixei de ser Cristão, ao contrário, hoje sou muito mais envolvido com Cristo que o era antes de perceber o quanto eu era ignorante em relação a Quem realmente Deus é, essa falta de sabedoria me destruía como cristão.
Por muito tempo me foi apresentado um Deus místico, que para ter acesso as Suas dádivas e presença, eu precisaria de um ritual de humilhação, de sacrifícios ritualísticos e até financeiro. Como demorei para perceber que eu estava sendo instruído por homens que por sua vez também haviam sidos maus instruídos, por ganância ou por estupidez. A ignorância beira a loucura e nos expõe ao ridículo.
Você algum dia teve a experiência de lhe ser apresentado uma pessoa com uma longa recomendação de cuidados sobre o caráter ou com meros costumes pessoais dessa pessoa e quando você a conhece profundamente percebe que foi enganado? Eu me sinto assim.
Deus me foi apresentado como Deus. Mas hoje percebo que Deus não nos vê como servos, mas como filhos. Deus Pai, Cristo Filho mais homens renascidos no Filho, são filhos da mesma natureza, porque tudo se fez novo, com nova natureza e com direito a herança Divina. Coríntios 5.15,21.
Somos filhos do Poder que criou a grande explosão para gerar a Luz que os cientistas tentam entender. Somos filhos do Pai da Natureza que dirige este mundo e sua evolução. Somos filhos do Pai que criou o ser humano desenvolvido com a matéria e biologia da Natureza que já existia oriunda da Sua própria criação colocando nesse homem parte de Si mesmo que é um Espírito. Somos filhos da Luz de Poder Criador, Homem e Espírito que está também em um lugar mais real que o nosso, o mundo espiritual. Lembra quando Deus disse a Moisés, “faça o Tabernáculo como você o viu aqui”? tem coisas lá, Moisés somente copiou o que viu seguindo as orientações para precisão.
Jesus, o substituto do ritualismo e da vã religião, veio direcionar o que se havia perdido, a comunhão com o Pai. Ele escreveu na cara da humanidade que não queria sacrifícios hipócritas quando citou Oséias 6.6-7 e alertou ao homem que buscasse conhecimento de Quem realmente Deus era. Quem vê a Mim vê o Pai.
O que Jesus deixou de exemplos? Sacrifícios ritualísticos de pano de saco ou outros ou ainda financeiro? Hipócritas, tolos, Ele estampou o Amor na tela da vida religiosa, da política, das nações e nos corações de cada indivíduo. Era para o homem ter uma lição de Amor com Cristo, mas o que o homem vê em Jesus é somente riquezas e poderes de manipulação de massas e mentes. Cegos pela natureza do mundo e seu rei lúcifer.
A poucos dias eu presenciei uma conversa de alguns cristãos em um resort, eles estavam discutindo sobre Arca de Noé, quantos bichos realmente subiram, se haviam mosquitos, se isso, se aquilo. Pude perceber o quanto os cristãos estão perdendo tempo com informações sem valor na pratica do que Jesus ensinou: Pregar a Boa Nova e fazer o Bem. O problema que o evangélico atual não conhece a Boa Nova e nem sabe fazer o Bem porque quer saber primeiro se haviam mosquitos na Arca ou coisa parecida em toda a Bíblia.
Os Mandamentos foram fundidos em um: Amar a Deus e as pessoas. Por que é tão difícil de entender que Deus ama as pessoas? E se realmente somos sua família, também devemos amar o restante da família. Deus não tem religião ou Denominação, mas os que se dizem “povo de Deus”, tem, e se isolam da melhor forma possível, quanta tolice ser evangélico sem práticas de amor, é como um navio no deserto, cheio de potencial mas que não serve para nada. E o que dizer dos pentecostais que pulam, rolam e gritam em outras línguas? Bom até conhecer boa parte deles de perto e perceber o atrevimento quanto se proclamarem melhores sem ter todos os frutos do Espírito desenvolvido de forma plena na vida, com caráter duvidoso. Certa feita fui chamado, mais um amigo para expulsar um demônio de uma crente de uma igreja tradicional cheia de uso e costumes, mas no momento eu me encontrava vestido de bermuda, camisa de malha e de boné, também assim estava o meu amigo pastor. Fomos até a casa dirigidos por alguém daquela família e quando chegamos lá, todas as pessoas que já estavam no local nos olharam de cima a baixo, como quem pensasse: esses aí quem vão expulsar demônios? O marido caiu de joelhos e gritava: Deus tenha misericórdia de nós! Uma pastora que estava no local tentou amenizar o sofrimento dos presentes e pulou na nossa frente e tentou expulsar o demônio, eu nunca havia visto um demônio com espírito de ninja como aquele, a pastora parecia leve quando a rodopiou e a jogou longe. Mas no momento que eu e o pastor íamos orar, Deus falou comigo e com ele ao mesmo tempo tão alto que eu disse a ele, ouviu isso? Ele me respondeu: ouvi. Deus havia dito para não orarmos por aquela mulher porque o demônio que estava nela não sairia com oração já que foi ela quem deu permissão para o que estava acontecendo. Bom, Deus continuou nos mostrando toda a situação daquela mulher que era exatamente essa: ela amava a igreja, amava a denominação, amava os rituais de ir ao monte, de ceiar, de ir em todos os cultos, de cantar músicas evangélicas e de todos os rituais religiosos daquela denominação e o demônio que a possuía era demônio da enganação, demônio que faz as pessoas amarem a igreja instituição e ignorar a igreja pessoa. Deus mostrou que ela não O conhecia, não havia intimidade com o Pai, uma vida dedicada com a igreja mas não com intimidade pessoal com Jesus, com oração e não com comunhão de filho com o Pai sempre presente. Deus nos orientou como e então expulsamos o demônio. Não estou dizendo que existam mais pessoas a ponto de serem possuídas dessa forma, mas somente observe seu coração e veja o real motivo de frequentar uma igreja.
O problema que se repete em todo o mundo essa situação, pessoas achando que se jejuarem por 30 dias estão fazendo a vontade de Deus e não percebem o que realmente Deus deseja é que todos se amem e se ajudem sem julgamentos e intolerâncias.
Viver Jesus, se imitador de Deus não é misticismo, ou correntes,  é vida de Amor e práticas de amor, só assim conseguimos adorar a Deus em Espírito e em Verdade, sem substituição das práticas ritualísticas pelas de mordomia que é servir o próximo, de amar, de ajudar, de não fofocar ou criticar ou menos ainda de não falar mal dos outros. A igreja tem que parar de buscar as coisas de Deus e passar a buscar a Deus de todas as coisas.
O segredo que nos foi revelado é esse, Deus é Amor e exige que seus filhos vivam em amor, essa é nossa vida de louvor, sacrifício vivo de nós mesmos para amar o tempo todo. Você somente consegue acreditando nas escrituras e tendo Fé em Deus.
Fé e Amor, a identificação do verdadeiro Cristão.
Sem sacrifícios tolos em troca de alguma coisa, busque primeiro o Reino de Deus e Sua Justiça e as Demais coisas serão Acrescentadas. Acredita nisso? Então aja, porque fé sem ações é fé morta, mas qual seja sua vocação, faça com e por Amor.

Ministro Vagner Vieira




Nenhum comentário:

  Muitas pessoas ateias ou de varias religiões diferentes são bem sucedidas e todas elas tem algo em comum, e claro, não é religião, elas ac...